Projetos e resultados

projetos educacionais

Obrigado por seu interesse em conhecer alguns dos projetos dos quais participei!

Os projetos são concentrados nas áreas da educação infantil e da alfabetização, e já beneficiaram centenas de milhares de crianças em todo o Brasil.

De forma geral, as ações fazem parte do programa Tempo de Aprender. Este é o programa de alfabetização do Governo Federal. Organizado em 4 eixos e 14 ações, o programa Tempo de Aprender foi lançado em fevereiro de 2020. É, portanto, um guarda-chuva para diversas ações.

Mais de 4.600 municípios já aderiram, o que corresponde a 480 mil professores em 84 mil escolas e milhões de alunos brasileiros.

Minha atuação neste programa se deu desde sua concepção e idealização, e continua até hoje com a coordenação e monitoramento de suas ações. 

Cursos e formações continuadas

Curso Práticas de Alfabetização

Este é o curso de maior sucesso da história do Ministério da Educação. Seu diferencial é a abordagem extremamente prática e baseada em evidências. Já formou mais de 90 mil professores da educação infantil e alfabetização em todo o Brasil, e tem mais de 230 mil cursistas ativos.

Minha atuação neste projeto: concebi este curso, sua estrutura e seus roteiros iniciais a partir de textos científicos, bem como coordenei os esforços da equipe para construir o design de curso.

Certificação Avançada para Gestores Educacionais 

Este é um lançamento recente da Secretaria de Alfabetização. É um conjunto de seis cursos elaborados em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública – Enap voltados a gestores escolares do programa Tempo de Aprender. O objetivo é que atinja quase 100 mil gestores de municípios inseridos no programa.

Minha atuação neste projeto: fui curador dos seis cursos, bem como coordenei as etapas administrativas.

Aprimoramento dos livros didáticos

Inéditos livros didáticos para alunos da pré-escola
(PNLD 2022 – Educação Infantil)

Está é uma entrega estruturante, que se traduz em investimento para a educação infantil. Agora, mais de três milhões de crianças da pré-escola receberão, pela primeira vez na história, livros didáticos!

Essa foi uma vitória estrondosa de nossa gestão. Para completar, os livros são todos baseados em evidências científicas. Este foi o primeiro edital do livro didático que foi acompanhado de um documento referencial técnico-científico.

Minha atuação neste projeto: a partir das mais recentes evidências científicas, elaborei, com a equipe, sugestões para a reescrita dos critérios de seleção dos livros didáticos.

Livros da alfabetização baseados em evidências 
(PNLD 2023 – Anos iniciais)

Outra grande ação estruturante. Foram adicionados novíssimos “Livros de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem”, que acompanharão os livros didáticos e servirão para fixação de conteúdos.

Além disso, os critérios pedagógicos foram refeitos para se alinhar às mais relevantes evidências científicas da atualidade. Essa ação impactará a vida escolar de pelo menos 8 milhões de estudantes!

Minha atuação neste projeto: a exemplo do que ocorreu no PNLD 2022 – Educação Infantil, a partir das mais recentes evidências científicas, elaborei, com a equipe, sugestões para a reescrita dos critérios de seleção dos livros didáticos.

Recursos educacionais baseados em evidências

Disponibilização do aplicativo GraphoGame

O GraphoGame é o jogo da alfabetização! É um jogo finlandês que já foi traduzido para mais de 25 línguas e utilizado em mais de 30 países. Chegou ao Brasil e já é um sucesso: nosso país é o número 1 do mundo em downloads do game. São mais de 750 mil crianças beneficiadas até agora, e o número cresce a cada dia!

Minha atuação neste projeto: coordenação dos esforços de negociação e procedimentos administrativos para contratação do jogo.

Sora – Sistema On-line de Recursos para Alfabetização

Este sistema é um planejador de aulas interativo para professores da educação infantil e da alfabetização. Com uma interface inteligente e amigável, o Sora ajuda o professor a selecionar conteúdos baseados em evidências para o dia a dia escolar. Atualmente, está disponível apenas para professores da rede pública.

Minha atuação neste projeto: concepção da ideia de uma plataforma digital para planos de aulas e repositório de recursos baseados em evidências, e posterior coordenação dos esforços para concretização da ação.

Ações voltadas à avaliação educacional

Adesão ao PIRLS

Ouvimos muito falar do PISA, certo? E você, já ouvir falar do PIRLS?

O Progress in International Reading Literacy Study – PIRLS é comparável a um “PISA da leitura”, mas voltado para crianças do quarto ano. Participam mais de 50 países, como Portugal, Chile e Finlândia. Finalmente, o Brasil aderiu a este importante exame.

O PIRLS é um exame mais extenso e mais exigente do que os que são aplicados normalmente no Brasil. Outros países, como a Inglaterra, tiveram no PIRLS seu ponto de partida para melhoria na política pública, pois passaram a obter resultados que poderiam ser comparados com outros países.

O Brasil era signatário da IEA, organismo que aplica o PIRLS no mundo todo, desde os anos 90, mas apenas agora realizou a adesão ao exame. Esta foi uma das grandes vitórias de nossa gestão.

Minha atuação neste projeto: a adesão ao PIRLS foi realizada pelo Inep a partir da solicitação da Secretaria de Alfabetização. Fui responsável por mapear a necessidade de adesão ao estudo.

Inteligência artificial para fluência em leitura

O Ministério da Educação fez uma parceria com o Instituto de Tecnológico de Aeronáutica – ITA, uma das instituições de ensino mais respeitadas do país, para o desenvolvimento de um aplicativo que usa inteligência artificial no celular para avaliar quão bem um aluno está lendo.

Esta ação está em andamento e poderá beneficiar milhões de crianças brasileiras no futuro.

Mais informações em breve!

Minha atuação neste projeto: coordenação da elaboração do projeto pactuado com o ITA.

Transferências de recursos para educação e articulação com as redes de ensino

PDDE Alfabetização

A Secretaria de Alfabetização realizará a transferência de R$ 183 milhões para escolas de Estados e Municípios aderentes ao programa Tempo de Aprender. O objetivo desses recursos é, principalmente, o custeio de assistentes de alfabetização.

Esta é uma ação legada do antigo Programa Mais Alfabetização, que foi atualizada para melhoria na tecnologia administrativa e segurança.

Minha atuação neste projeto: coordenei a reconstrução de todo o procedimento administrativo para a realização do PDDE Alfabetização.

Grupo de Trabalho

De forma inédita, o Ministério da Educação fez um esforço de articulação com Estados e Municípios para a elaboração conjunta com as representações dos Entes Federados dos normativos que regem o programa.

Isso é importante porque são as Secretarias Estaduais, Distrital e Municipais de Educação que efetivamente implementam o programa. É, portanto, a materialização do que chamamos de regime de colaboração.

Minha atuação neste projeto: concebi o programa Tempo de Aprender e organizei e coordenei a implementação de suas ações e eixos junto à equipe. Quanto ao grupo de trabalho,

Equipe de trabalho

Não posso deixar de agradecer a pequena, porém dedicada, equipe da Diretoria de Políticas de Alfabetização e da Secretaria de Alfabetização do MEC. Em especial, agradeço a parceria do Diretor Wiliam Cunha (à direita na foto), com quem concebi, construí e coordenei diversas das ações elencadas.

Afinal, os fundamentos para uma boa atuação no serviço público são o bom gestor, as boas ideias e a boa equipe.